Menu

CASA CALMARIA

É um espaço singular, no centro histórico de Beja, onde pessoas, cultura, bem-estar e tranquilidade se unem.

blank

A história de uma nortenha em Beja

O momento da mudança

Desde que me lembro sempre quis ter um espaço para receber pessoas, onde pudesse partilhar experiências e conhecer outras culturas. A oportunidade de viajar e o facto de ter vivido fora de Portugal, aguçaram ainda mais esse desejo.

Em 2019 decidi empreender a mudança que iria dar início a este projeto. O processo de decisão não foi fácil. Afinal, iria deixar para trás uma carreira profissional, de mais de 20 anos, que estava no seu auge.

Profissionalmente estava bem, trabalhava numa organização que adorava, com uma equipa fantástica, com um líder que é uma referência para mim e com excelentes perspetivas de carreira. 

Mas deixei o coração falar mais alto e arrisquei. A vontade de fazer algo diferente, de sair completamente da zona de conforto, foi maior.

Nortenha em Beja

Nascida na Maia, no norte de Portugal, criei laços com Beja por via de relações familiares e de amizade. A ligação cresceu à medida que conheci a cidade. Apaixonei-me pela sua hospitalidade, pela sua história e cultura, as suas tradições, a sua gastronomia e qualidade de vida. Na hora de investir, não hesitei: a milenar Pax-Júlia seria a minha escolha.

O projeto

A Casa Calmaria é a concretização de um sonho. Um projeto de vida que reflete a minha vontade de conhecer, viajar e partilhar. Mas também o meu empenho em contribuir para um mundo mais sustentável e o genuíno amor que sinto pelo território.

Mais do que uma palavra, Calmaria é uma viagem. Uma experiência. Uma casa onde todos são convidados a entrar.

A história da casa

A Casa Calmaria está localizada numa das praças mais emblemáticas de Beja, no coração do centro histórico e da zona comercial da cidade: Praça Diogo Fernandes, também conhecida como Jardim do Bacalhau.

Tal como a cidade, a Casa Calmaria está envolta em história, pois tem como vizinhança alguns dos monumentos e espaços culturais mais relevantes de Beja, como a muralha do Castelo, o Museu Regional de Beja ou Pax Julia Teatro Municipal.

Contudo, e apesar dos seus 70 anos de existência, a história da Casa é mais recente. Ficou conhecida por ser um local de culto da beleza feminina, onde durante 50 anos funcionaram vários cabeleireiros, um deles conhecido por todos na cidade, como “o cabeleireiro do Sr. Gonçalves”. Nos últimos anos, foi um espaço dedicado à moda e costura e chamava-se “Casa da Costura”.

blank

Mais do que um alojamento

A Casa Calmaria dá agora continuidade à já longa existência deste espaço. Aqui poderá conhecer o melhor de Beja e do Baixo Alentejo, cruzando várias dimensões:

Comunidade
Artes e Cultura
Sustentabilidade
Alojamento Local

A nossa missão

  • Potenciar o turismo sustentável no Baixo Alentejo, promovendo experiências aos visitantes, que desenvolvam e respeitem a comunidade local.
  • Proporcionar uma estadia de charme, acolhedora e inovadora, no centro histórico de Beja.
  • Integrar os objetivos do desenvolvimento sustentável.
  • Sensibilizar visitantes e comunidade local para a preservação do Património da região.

Os nossos valores

Partilha e Parcerias
Partilha e Parcerias
Respeito pela Comunidade Local
Respeito pela Comunidade Local
Turismo Sustentável
   Turismo Sustentável
Responsabilidade Social
Responsabilidade Social
blank
blank
blank
Acessibilidades

A casa encontra-se localizada no centro histórico e, como tal, o processo de recuperação teve que respeitar, em grande parte, a estrutura arquitetónica da fachada e dos interiores.

Este facto impossibilitou a adaptação da casa a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente, a utilizadores de cadeira de rodas.

© 2021 CALMARIA | Desenvolvido por GeekCase

SIGA-NOS

RESERVAR

RESERVAR